Dicas e orientações de segurança aos condôminos
10/01/2020Síndico profissional (Terceirização do Síndico) – O que é, como trabalha e quanto ganha?
15/01/2020O que você precisa saber ao terceirizar a portaria, limpeza, segurança e outros serviços do seu condomínio?
Hoje, muitos síndicos optam por empresas terceirizadas de mão-de-obra em seus condomínios.
De acordo com o último censo Síndiconet, respondido por mais de 4.500 pessoas em todo Brasil, 36,1% dos que participaram apontaram que seu condomínio utiliza mão-de-obra terceirizada.
Inicialmente, a ideia era gerar economia na folha de pagamento do condomínio. Mas esse benefício logo mostrou-se pouco factível, uma vez que os custos, na prática, acabam sendo semelhantes aos da contratação direta de profissionais.
O principal benefício percebido migrou, então, para a vantagem de o síndico poder delegar uma parte da administração condominial extremamente importante.
Assim, ele não é mais o responsável direto pela gestão dos funcionários. É a empresa contratada quem deve escolher, treinar e dar feedback aos colaboradores – além de montar a escala e pagar salários e direitos dos trabalhadores.
O que são e quais as atribuições das empresas terceirizadas de mão-de-obra
Esse tipo de empresa oferece funcionários para diversas funções do condomínio. Seja para portaria, conservação, limpeza, vigilância e outros serviços, as terceirizadas podem ajudar.
A empresa fica responsável também por montar a escala de trabalho no condomínio, treinar os colaboradores e também por repor qualquer funcionário que por ventura venha a faltar.
O condomínio paga uma taxa mensal à empresa e a mesma deve pagar não apenas o salário dos funcionários, como também as horas extras e todos os impostos e encargos.
Principais atribuições da empresa
- Oferecer funcionários que se encaixam nas funções
- Não deixar o condomínio sem funcionários
- Desenvolver uma escala inteligente e econômica para o condomínio
- Treinar os colaboradores sistematicamente
- Prover os equipamentos de trabalho dos funcionários
- Cumprir com o que foi acordado em contrato
- Oferecer direcionamento e feedbacks para os funcionários
- Providenciar a troca de funcionários que não estejam atendendo as necessidades do condomínio
Terceirização gera economia para o condomínio?
Logo que a opção da terceirização surgiu, muitos condomínios optaram pela modalidade para conseguir economizar.
Hoje, não é o que se vê praticado no mercado. Como dissemos no início, os custos com uma empresa séria de terceirização não se afastam muito do que custaria um funcionário próprio, uma vez que os encargos e direitos trabalhistas são os mesmos.
Por isso, por mais que seja sempre muito importante economizar e cortar custos, contratar aquela empresa que oferece o valor muito mais barato que a concorrência pode não ser uma boa opção.
Afinal, se o preço da mesma é tão competitivo, a terceirizadas pode estar pagando os funcionários abaixo do piso da categoria, ou não quitando os encargos e tributos devidos, o que pode, no futuro, se revelar um passivo para o condomínio.
Terceirização é coisa séria e, se feita por uma empresa de má qualidade, pode trazer riscos e prejuízos consideráveis ao condomínio.
(Fonte: Mariana Ribeiro Desimone)