Gestão do seu condomínio como uma empresa
09/07/2017Atividade física em condomínios: será que vale a pena?
19/07/2019A hotelaria tem como principal finalidade atuar em áreas como hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas ao bem estar dos hóspedes.
Na minha experiência em hotelaria, mais especialmente na recepção, desde o momento do check in até o check out sempre estive direcionada ao hóspede e à sua experiência.
Se formos comparar um hotel a um condomínio de apartamentos vemos que há muitas similaridades nos serviços e atividades presentes. Começando pelos funcionários, um recepcionista deve ser cordial, paciente, prestativo, saber ouvir, trabalhar sob pressão e ser responsável. Todas estas características adequam-se igualmente aos funcionários de um condomínio.
Em relação a segurança há um controle rigoroso em ambos, de modo a proteger os hóspedes e os moradores.
Quantos aos serviços, tais como em alguns hotéis, os condomínios também poderão possuir: piscina e academia com os horários adequados ao dia a dia do hóspede/morador e que vão sendo mantidos com os padrões pretendidos; espaços que podem ser alugados para eventos desde festas, reuniões, almoços/jantares; espaços para as crianças e adolescentes estarem ocupados com diversas atividades (videogames, leitura, desenho, entre outros).
Por último, tanto os hotéis como os condomínios necessitam de uma administração que consiga fazer uma gestão adequada, desde os recursos humanos aos serviços sem nunca esquecer que o mais importante é gerar experiências prazerosas nas estadias dos hóspedes e no convívio dos moradores.
Mariana Araújo, especialista em gestão de hotelaria e turismo.