Atividade física em condomínios: será que vale a pena?
19/07/2019Academia no condomínio: a importância da manutenção preventiva
11/08/2019É comum em condomínios optarem por investir em segurança, adquirindo equipamentos, tendo como exemplo, o vizinho que tenha apresentado bons resultados. Mas será que, por ter funcionado no vizinho, trará um bom resultado ao seu empreendimento? Segurança no condomínio é um assunto que deve ser tratado com seriedade e responsabilidade.
Afinal de contas, estamos falando de um conjunto de recursos e medidas para tratar os riscos de perdas, no seu condomínio. E para que os riscos sejam bem tratados, é importante que haja a detecção e identificação de cada um deles para saber como preveni-los.
Cada cenário possui o seu DNA
Um equipamento de segurança que apresente resultados positivos em um condomínio, nem sempre apresentará um bom resultado no seu empreendimento. É muito importante que um profissional de segurança experiente possa analisar o cenário, detectar e identificar os riscos reais, propondo a melhor solução e custo/benefício.
Guardadas as devidas proporções, se compararmos o serviço deste profissional à profissão de médico, e o risco à doença, você verá a importância de uma avaliação e análise adequadas para que o “remédio” seja eficaz. Nos dois casos, a automedicação pode até atender a necessidade no primeiro momento, mas a tendência é ocorrer o contrário e o risco ser potencializado.
É muito importante que o cenário seja estudado com cautela: integrar o sistema de segurança mantendo o que está funcionando bem e sugerindo melhorias em pontos vulneráveis. A metodologia mais adequada é a de integração do sistema analisando riscos humanos x técnicos x organizacionais e a revisão periódica.
Tratar os riscos técnicos, e não observar a potencialidade dos demais, manterá a vulnerabilidade.
A prevenção é sempre a melhor solução. A intrusão em um condomínio ocorre na grande maioria pela parte da frente, portões de pedestres e veículos. Com base nessa informação, é correto dizer que instalar uma câmera de segurança nos portões de acesso certamente irá resolver o problema? A resposta é não.
Muitas pessoas acreditam que sim, mas vamos entender melhor este ponto em relação a câmera de segurança.
A câmera filma o que está ocorrendo. Mas e a prevenção da segurança?
A menos que a câmera seja monitorada em tempo real por um profissional dedicado e treinado para agir, o equipamento auxiliará em casos investigativos e sua imagem deverá ser de boa qualidade para que os resultados sejam os melhores possíveis, identificando as pessoas, veículos envolvidos em todos os cenários, seja de dia ou à noite, interno ou externo.
Todos os equipamentos de segurança, cercas eletrificadas, sensores internos e externos (IVA/IVP), biometrias, controles de acessos, cancelas, intercomunicadores, devem ser estudados e planejados com base na prevenção e no cenário real. Porém, é importante dizer que nenhum equipamento, apresentará um bom resultado se os demais riscos humanos, organizacionais e a revisão periódica não forem tratados, podendo causar uma falsa sensação de segurança e um investimento equivocado.
Lembre-se que o criminoso dedica grande parte do seu tempo para planejar como irá lhe causar um dano. Mas e você, quanto tempo do seu dia dedica para pensar como irá se prevenir?
Fernando Koda, especialista em segurança patrimonial e proprietário da Implanta Solução em Segurança.