Melhore o seu condomínio sem pagar a mais
03/07/2017Confesso que sempre fui uma pessoa alheia aos acontecimentos dos condomínios em que morei. Basicamente, eu era mais uma daquelas pessoas que todo o mês recebia o boleto para pagamento e reclamava: “Esse condomínio não tem nada e ainda por cima é muito caro!!!”, sempre repetia.
Mal sabia eu o que me aguardava. Minha experiência como síndico veio por acaso, em um momento conturbado no condomínio para onde havia acabado de me mudar. Eu, junto a um grupo de moradores bem intencionados e cansados dos problemas de sempre, resolvemos encarar o desafio de reorganizar a administração e os diversos problemas de construção que herdamos: segurança na entrada, pontos de acessibilidade, paisagismo, dentre outros.
Lá estava eu vivendo uma experiência totalmente nova para mim, mas decidido a fazer o melhor. Resolvi então focar na institucionalização do condomínio, ou seja, no fortalecimento ao cumprimento das regras e na definição dos processos operacionais, afinal de contas há um orçamento, funcionários, fornecedores, empresas de manutenção contratadas e o principal: a garantia do bem estar e convívio de todos os moradores que confiaram nesse novo movimento.
O desafio foi engrandecedor. E o aprendizado, idem!!! Foram vários obstáculos a serem transpostos, muita gente não acreditava, alguns resistiam aos novos processos e políticas. Mas, a sua implementação visava prioritariamente o bem estar coletivo. Para isto, certas regras foram reformuladas e fiscalizadas incansavelmente. O trabalho qualitativo com o quadro de funcionários foi exaustivo, pois entendi que este era um dos grandes pilares das mudanças implementadas e, especialmente, do modelo de gestão que estava se desenhando. O trabalho não parou. Em 4 anos de muitos ajustes, conquistas e aprendizados o nosso trabalho foi criando consistência e a confiança de todos. E a consolidação do trabalho realizado veio com um resultado de impacto: alcançamos inadimplência zero. Isto me deixou especialmente feliz, porque demonstra que é possível viver com segurança, bem estar e satisfação, sem pagar caro, em um condomínio de apartamentos.
É necessário uma visão estratégica, muito trabalho dedicado e boa vontade, sem dúvida. Mas, hoje posso dizer que dá sim para chegar lá!
Fabio Schmitt, idealizador da Quantum, é síndico no condomínio onde reside.