Segurança | Guaritas e Portarias de Condomínios
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24/01/2020As necessidades de limpeza de condomínio variam conforme o perfil de cada empreendimento. Por exemplo, se é um ambiente residencial com muitas crianças, necessitará de uma demanda diferente quando relacionado a um edifício corporativo.
Portanto, antes de definir quaisquer normas no regimento interno é preciso primeiramente identificar essas características, fazer um levantamento das áreas comuns e suas demandas, qual a frequência de eventos no local, entre outros aspectos que farão diferença no desenvolvimento de um cronograma.
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Importância do checklist
Como citamos, a limpeza de condomínio é composta por tipos distintos. E, para que as equipes responsáveis sejam bem direcionadas e conheçam regras, periodicidade de higienização de cada ambiente e materiais mais indicados, por exemplo, é essencial desenvolver um checklist.
Esse documento deve ser bem detalhado, de modo com que todos os elementos que compõem o espaço condominial sejam contemplados.
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Tipos de limpeza
Para realizar a limpeza de condomínio de forma eficiente, é preciso conhecer os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados. São eles:
- limpeza geral, que atende principalmente os ambientes de maior circulação, como corredores, halls e elevadores;
- manutenção, que pode ser realizada várias vezes ao dia para manter determinadas áreas sempre limpas. Um exemplo é a varrição nas área comuns;
- conservação, normalmente feita nos horários de maior movimento em um condomínio, com o objetivo de manter os ambientes de grande circulação limpos por mais tempo, já que recebem um alto fluxo de pessoas.
Boas práticas para manter o condomínio limpo e conservado
Para auxiliar os síndicos na execução da limpeza de condomínio e, dessa forma, garantir a satisfação de condomínios, listamos 6 práticas valiosas para o dia a dia dos empreendimentos. Confira:
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Determine a frequência de cada limpeza
Além do levantamento das áreas comuns e características de cada condomínio, é fundamental determinar a frequência de cada limpeza, calculada a partir do perfil dos empreendimentos
Apesar de ser uma questão particular, é possível se nortear a partir da seguinte ordem:
Limpeza diária:
- Portaria;
- Hall;
- Elevadores;
- Banheiros;
- Calçadas;
- Objetos de decoração.
Limpeza semanal:
- Caixas de hidrantes e extintores;
- Playgrounds;
- Churrasqueiras;
- Móveis das áreas comuns.
Limpeza quinzenal:
- Espelhos;
- Vidros;
- Pisos de madeira;
- Paredes;
- Salas de máquinas.
Limpeza mensal
- Janelas externas;
- Salão de festas;
- Garagens;
- Grades;
- Escadas de emergência
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Desenvolva uma rotina de limpeza de condomínio
Outra ação importante é desenvolver uma rotina de limpeza e conservação que determine as áreas a serem limpas a cada dia da semana.
Para criá-la, alguns aspectos a serem levados em conta são as escalas e horários das equipes, horários de menor movimentação e locais que devem ser limpos diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.
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Crie regra
Como dissemos, cada condomínio possui suas próprias regras em relação à limpeza. Desse modo, é importante criá-las para garantir que a higiene sempre esteja de acordo com as expectativas.
Além disso, os profissionais responsáveis sentem-se mais seguros sobre o que é permitido, quais os deveres e outras informações importantes.
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Defina a frequência de compras
Segundo especialistas, realizar compras de materiais de limpeza semanalmente pode acabar onerando o orçamento. Isso porque normalmente itens que não são necessários no momento acabam sendo incluídos na lista.
O indicado é fazer compras de insumos mensalmente e, caso haja necessidade de produtos específicos, isso deve ser feito ao longo do período.
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Invista em materiais adequado
Tão importante quanto definir a periodicidade da compra é investir em materiais adequados para a limpeza de condomínio. Afinal, cada ambiente requer produtos específicos, ao mesmo tempo que se forem utilizados em áreas não indicadas podem acabar comprometendo a estrutura. Consequentemente, o empreendimento tem prejuízos.
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Priorize o uso de equipamentos de segurança
Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são fundamentais para a realização da limpeza de condomínio. Isso garante que os colaboradores não entrem em contato com materiais tóxicos e sofram acidentes. Consequentemente, se garante a segurança e a integridade do síndico, que pode ser responsabilizado no caso de negligência. (Fonte: Manager Condomínio)
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