Qual o papel do Síndico no Coronavírus?
27/03/2020Obras no condomínio na crise do coronavírus está autorizado?
01/04/2020A higiene e limpeza sempre foram os principais recursos para combater as chamadas doenças de inverno, como as gripes (vírus Influenza). Quem não se lembra do surto global de H1N1 em 2009, no qual o governo intensificou a recomendação da lavagem correta das mãos e a higienização com álcool 70%? Agora, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), essa limpeza e higienização se tornam vitais. No mundo, o número de casos ultrapassa os 170 mil, com mais de 7 mil mortes.
Em humanos a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias, por tosses e espirros e contato com as mãos contaminadas com secreções respiratórias que contenham vírus.
A Secretaria de Saúde de normatizou algumas orientações específicas para condomínios e empresas.
- Em condomínios, por exemplo, é recomendado reforçar a higienização dos ambientes de uso comum, o que inclui maçanetas, torneiras, porta papel toalha, computadores, botões de elevadores, corrimão e objetos de uso coletivo.
- Nas salas de uso coletivo e salão de festa, disponibilizar álcool 70% gel na entrada e orientar para a sua utilização, além de realizar a desinfecção das mesas e cadeiras, friccionando com pano seco e limpo embebido com álcool 70% por 20 segundos, ao final do período e/ou a cada troca de evento.
- Outra orientação é intensificar a limpeza das áreas/superfícies com água e sabão ou produto próprio para limpeza.
- Nas empresas, algumas das orientações são manter os ambientes ventilados e intensificar a limpeza das áreas (pisos) com água e sabão ou produto próprio para limpeza.
- Estabelecer rotina freqüente de desinfecção (álcool 70%, fricção por 20 segundos) de balcões, mesas, poltronas/cadeiras, portas giratórias e de vidro, caixas eletrônicos, catraca, cartão de visitante, maçanetas, torneiras, porta papel toalha, porta sabão líquido, corrimões e painéis de elevadores, telefones e demais artigos e equipamentos que possam ser de uso compartilhado e/ou coletivo.
- Intensificar a higienização dos sanitários existentes de acesso ao público, sendo que o trabalhador da higienização deverá utilizar EPIs (luva de borracha, avental, calça comprida, sapato fechado e guardá-los em armários com compartimento duplo ou armário separado dos pertences pessoais). Realizar a limpeza e desinfecção das luvas de borracha com água e sabão seguido de fricção com álcool a 70%, por 20 segundos.
Como está a equipe de limpeza do seu condomínio? Com esse problema do Coronavírus, funcionários com sintomas devem ser orientados a ficar em casa.
Fale com a gente!
WhatsApp – (11) 99433‑5829
E-mail: contato@quantumcomodidade.com.br.