Reabertura com segurança das piscinas nos condomínios – pós pandemia
18/10/2020Atenção Síndico: A segurança no condomínio é de sua responsabilidade
22/10/2020Qualquer erro da gestão condominial pode acabar trazendo muitos problemas para proprietários e condôminos. Mas, por mais que a gestão condominial possa cometer vários erros, um deles pode representar o fracasso do trabalho.
Qual é o papel da gestão condominial?
A gestão condominial tem um papel muito importante na administração de um condomínio. Afinal, é ela que presta todo o auxílio necessário para que os síndicos possam realizar seu trabalho.
Ou seja, é a gestão condominial que vai ajudar síndico a realizar tarefas como:
- Emissão de boletos;
- Assessoria antes e depois das reuniões;
- Organização e apresentação da prestação de contas;
- Preparação do demonstrativo de despesas e receitas do condomínio;
- Folha de pagamento dos colaboradores do condomínio.
Isso mostra que, mesmo que tenha sido contratada uma empresa para administrar o condomínio, o síndico ainda é uma posição de grande importância.
Quais os tipos mais comuns de erro na gestão condominial?
Apontar um erro na gestão condominial pode parecer até injusto, mas eles são mais comuns do que você imagina. Por isso, preparamos uma pequena lista com os erros mais comuns cometidos pela gestão condominial.
- Realização de obras sem o consentimento dos moradores
Para que uma obra seja realizada dentro de um condomínio, é necessário que seja aprovada em assembleia geral. Portanto, quando ocorre esse tipo de erro, o síndico pode ter de interromper o serviço ou, ainda, ser obrigado a desfazer o que já foi feito e ressarcir os condôminos.
- Gestão financeira desorganizada
O síndico é o responsável por zelar pela saúde financeira do condomínio e sua organização pode custar caro a todos. Afinal, sem controle, é possível que contas básicas como água e luz deixem de ser pagas.
Isso significa que todos os condôminos podem ser prejudicados por essa falta de organização. Esse é um tipo de erro bastante comum e que precisa ser evitado.
- Desconhecimento da Lei do Condomínio
Acredite se quiser: existem síndicos que não conhecem a Lei nº 4.591, que regula a gestão condominial. Existe ainda o síndico que desconhece o regulamento do condomínio que é administrado por ele mesmo.
Esse é um grave erro da gestão condominial que pode causar muitos transtornos para todos os condôminos.
MAS AFINAL, QUAL É O PIOR ERRO DA GESTÃO CONDOMINIAL?
Por mais que todos os erros mencionados anteriormente sejam extremamente sérios, existe um que funciona como estopim para os demais. Afinal, tudo isso poderia ser evitado se o síndico eleito fosse uma pessoa realmente comprometida com o bem-estar dos condôminos.
Isso significa que, por mais que existam muitos síndicos moradores, poucos estão realmente aptos para exercer a função.
A resposta é: a eleição de um síndico despreparado é, sem dúvida, o pior erro da gestão condominial.
Para corrigir esse erro, é necessário contar com uma pessoa realmente experiente e comprometida, ou seja, um profissional qualificado para exercer essa função.
Fonte: ASC SERVICE
Entre em contato:
WhatsApp – (11) 99433‑5829
E-MAIL: contato@quantumcomodidade.com.br