Como economizar energia no condomínio?
06/12/2019Incêndio no Condominio: Como se proteger
11/12/2019Seja para beber e matar a sede, para cozinhar, tomar banho, lavar louça, lavar roupas, lavar as mãos, não passamos um dia sequer sem utilizar água. Esse consumo costuma aumentar ainda mais no período do verão, quando as temperaturas estão elevadas e a necessidade de tomar um banho refrescante, e até molhar as plantas aumenta devido ao calor, suor e pouca chuva.
Com um consumo maior no período do verão, as contas de água do condomínio costumam aumentar significativamente e isso implica em um peso maior no bolso dos condôminos, e muito além disso: pode até faltar água.
O aumento do consumo no verão é inevitável, a conscientização dos moradores para que economizem água em casa não é o suficiente, e por isso o esforço e a criatividade dos síndicos podem ser muito mais eficientes em prol da economia de água no verão. Abaixo algumas ideias de economia:
Reutilizar água
Este sistema já está sendo usado por muitas empresas aqui no Brasil e aos poucos está também sendo implementada em condomínios também. A ideia é usar a água pela primeira vez para fins mais nobres como para banho ou lavar as mãos e depois reutilizar a mesma água para lavar o chão, descargas, entre outros usos menos nobres.
Para reutilizar a água é necessário que o condomínio possua uma pequena estação de tratamento própria. A ideia é instalar uma caixa d’água que receberá a água utilizada das pias e dos chuveiros através de dutos de pvc. É importante acoplar um filtro na entrada da água para a caixa, para que propriedades como cabelos não passem para a caixa. A chamada “água cinza” que fica na caixa é enviada para as descargas e utilizada nas torneiras para lavar o piso.
Captar água da chuva
Uma prática já conhecida, mas pouco praticada de fato, reutilizar a água da chuva captada através de cisternas é uma eficiente forma de economizar água do condomínio no verão.
São muitas as maneiras de captar água da chuva para reutilização em descargas e limpeza. A mais simples seria instalar reservatórios de água na cobertura do edifício que coletariam e reservariam a água em dias de chuva. A água ali reservada seria destinada para as descargas (através da instalação de dutos) ou para a limpeza das áreas comuns do condomínio.
Há outras inúmeras formas de captar água da chuva para reutilização, cabe ao síndico analisar junto aos condôminos o formato de captação mais viável para o condomínio. A economia de água através da captação de água da chuva pode chegar até 80%.
Individualização dos hidrômetros
No sistema tradicional, o condomínio rateia o gasto total de água entre os moradores, certo? Ao individualizar os hidrômetros cada unidade paga somente pelo que consome e este é o principal ponto de motivação para que os condôminos diminuam o uso da água. Assim, cada um sabe exatamente o que consumiu de água no mês e irá pagar pelo próprio consumo.
Instalar hidrômetros individuais requer um investimento, por isso vale calcular o quanto essa instalação valerá a pena e principalmente em quanto tempo haverá o retorno do investimento.
Hoje já existem no mercado hidrômetros digitais capazes de demonstrar o consumo de água em tempo real onde é possível inclusive traçar e programar metas mensais de utilização de água. Nos últimos anos o valor dos hidrômetros individuais vêm caindo, quem sabe este não é um investimento dos seu condomínio para o próximo verão?
O truque da garrafa pet
Sim, é possível economizar muita água no condomínio apenas com uma garrafa pet cheia de água. Basta encher uma garrafa pet dois litros com água, fechar bem e colocar dentro da caixa de descarga.
A “mágica” está no fato de que a garrafa vai preencher um espaço que seria na verdade da água que vem do cano toda vez que se dá descarga. Com o espaço preenchido pela garrafa a água da descarga será preservada e você vai economizar cerca de 2 litros por descarga.
Alguns condomínios já estão utilizando este truque para economizar água e os resultados de economia estão sendo muito animadores. Cabe ao síndico incentivar e ensinar os condôminos esta dica simples que fará uma grande diferença no bolso dos condôminos no final do mês.
Utilizar produtos de limpeza que demandam menos água
Já existem no mercado alguns produtos biodegradáveis ou em maior concentração que diminuem bastante o consumo de água na faxina e limpeza. Por serem mais concentrados, estes produtos demandam menos água e você mesmo pode fazer a diluição. Com o mínimo de produto é possível limpar bem e com mais facilidade.
Geralmente estes produtos custam bem mais no supermercado, porém se você calcular o quanto gastaria de água e de produto para limpar com os produtos convencionais, talvez compense comprar estes produtos de limpezas com maior concentração. Além de consumirem menos água, geralmente são também menos tóxicos para o meio ambiente.
Cozinha e banheiro
Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos. A forma de lavar a louça com materiais biodegradáveis e a organização da louça antes da limpeza também ajudam na economia. O banho pode ser tomado em cinco minutos e o registro deve ser fechado na hora de se ensaboar. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Caso haja banheiros coletivos em áreas comuns do prédio ou condomínio, dê a ideia de utilizar esse tipo de equipamento, veja mais na matéria “Dispositivos para economizar água no seu condomínio”.
Piscinas
Uma coisa que você não sabia sobre piscinas é que se perde 90% de sua água ao mês pela evaporação. Por isso, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. Isso também evita o depósito de folhas e outros resíduos. Uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto d’água.
Continue realizando a limpeza da superfície por meio de peneiras próprias para isso. Aspire sujeiras do fundo da piscina, filtre a água por seis horas todos os dias e ajuste o pH, o cloro e a alcalinidade sempre que se tiver necessidade.
Jardim
Gastar muita água com as plantas é algo muito fácil de evitar. No inverno, por exemplo, é possível regá-las dia sim, dia não. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite evita o excesso de evaporação. E sempre evite a mangueira. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
Limpar quintal e carro
Adote a vassoura como a melhor amiga da água. Para limpar a calçada, quintal, ou áreas comuns de prédios, não use a mangueira – ligada por 15 minutos, ela gasta 280 litros de água. O carro pode ser lavável por meio de um balde e um pano em vez da mangueira.
Por fim, se alguém disser que a água é barata, tenha em mente que o valor dela não pode ser precificado e que é um bem inestimável que está em risco.
Colocando em prática apenas uma, duas ou todas estas dicas para economizar água no seu condomínio, você pode ter certeza de que o seu condomínio vai economizar uma quantidade significativa de água neste verão. Muito mais do que um impacto positivo no bolso de todos, existe um impacto muito mais amplo e complexo que é no nível de cuidado com o futuro do planeta e do meio ambiente.
(Fonte: Redação Guarida e Ecycle)