Dicas de roteiro de LIMPEZA!
26/02/2020Como administrar um Condomínio?
01/03/2020Eles executam todos os serviços de limpeza e conservação das áreas comuns dos condomínios. Aprimorar suas funções e métodos de trabalho, oferecendo equipamentos e material adequado, é vantagem para condomínio e funcionário.
Pensando nisso, abaixo algumas dicas para instruir empregados e empregadores.
1.Instrumentos de trabalho do profissional de limpeza.
- Procure comprar modelos de rodos e vassouras de tamanho ideal, que não force a postura do funcionário. A boa postura melhora o rendimento do trabalho.
- Luvas e botas são equipamentos de proteção essenciais para quem lida com produtos de limpeza e manuseio de lixo. A falta destes EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) pode acarretar processo trabalhista contra o condomínio, para o pagamento de adicional de insalubridade.
- Com as medidas e equipamentos adequados, cessa a insalubridade.
- Observar para que os uniformes sejam frescos e confortáveis. Este item também auxilia muito na produtividade.
- Carrinhos de mão são necessários para transportar o lixo do depósito à calçada.
2.Cuidados e economia com materiais de limpeza
Se mal utilizados ou de origem clandestina, podem ser vilões para a saúde dos funcionários e moradores.
Economia:
Os produtos específicos, como para alguns tipos de piso, devem ser utilizados com cuidado e de maneira adequada, já que custam mais caro.
Algumas áreas do condomínio não precisam do chamado “tratamento fino” de limpeza, já que são constantemente limpas.
Cuidados:
O local de armazenamento dos produtos deve ter acesso controlado, e não ficar com a porta aberta, para evitar acesso de crianças.
Alertar os profissionais de limpeza para o perigo da mistura de água sanitária com outros produtos, em especial os que contêm amoníaco. Esta última mistura causa uma reação química que expele gases altamente tóxicos, entra em efervescência, e pode até explodir, causando queimaduras graves.
Produtos clandestinos: – Material de limpeza clandestino, muito utilizado em condomínios, oferece grande perigo de intoxicação aos funcionários e aos moradores. – Água sanitária clandestina (material campão em vítimas) costuma ter muita soda cáustica, para ficar mais potente, tornando-se também mais lesiva.
Como identificar:
- Os materiais clandestinos não têm rótulo, instruções de uso ou dados sobre a composição. Muitas vezes são embalados inadequadamente.
- A ausência de nota fiscal faz com que não se possa contatar ninguém em caso de problemas.
O que deve constar no rótulo:
- Prazo de validade
- Registro no Ministério da Saúde e Nome do Técnico Responsável
- Número de inscrição no órgão de fiscalização profissional
- Dados do fabricante (Endereço, Telefone ou e-mail)
- Composição Química (ingredientes ativos)
- Instruções de Uso e Conservação e Armazenamento
- Precauções (o que fazer em casos de acidentes) e aviso para não reutilizar a embalagem
- Classe toxicológica (se houver)
3.Saúde do Funcionário
Todo condomínio deve ter um PCMSO (Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional) para proteger e acompanhar a saúde dos empregados, através de exames médicos admissionais, periódicos e demissionais.
Noções de uso racional de água
- Conscientizar o profissional sobre o uso adequado da água, evitando o desperdício.
- Substituir o esguicho pela vassoura, na limpeza de pisos na área externa.
- E Não deixar a mangueira com água correndo durante toda a lavagem.
- Para a limpeza de corredores, hall de entrada e salão de festa, substituir a mangueira por um pano úmido e um balde com água e produto de limpeza.
- Ao regar o jardim, faça no início da manhã ou no final da tarde. Nesses horários a evaporação da água é menor, portanto evita-se o desperdício.
Fonte: Mariana Ribeiro Desimone (Sindiconet)
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