Síndicos podem implementar novas regras com a reabertura
10/09/2021Desafios do Sindico pós-pandemia
24/09/2021Não demorou muito para um dos mais temidos desdobramentos da crise hídrica virar realidade: a crise energética. Preparar o condomínio para apagões é uma das principais missões do síndico neste momento.
Com a criação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) da nova Bandeira Escassez Hídrica, mais pesada que a Vermelha 2, a conta de luz ficou mais cara em 49,63%: a taxa extra será de R$ 14,20 para cada 100 KWh, em vigor de 1º/9 até abril de 2022.
Além de concentrar esforços para não deixar o condomínio no escuro, o síndico também tem o desafio de equilibrar as contas e estimular o uso consciente de energia no condomínio.
Há duas situações relacionadas à energia que vão vir pela frente e exigem ação por parte do síndico: apagões em decorrência da crise energética e as já aguardadas tempestades deAs tss verão, que também provocam queda de luz.
“A previsão é que haja apagões de mais de 6 horas e a tendência é piorar com o passar dos anos. O condomínio deve estar preparado, com as unidades seguras. Não pode só depender do governo, de política pública”, diz Carla Raucci, administradora e diretora comercial da KeepOn, especializada em nobreaks de alta performance.
Há uma série de medidas para deixar o condomínio pronto para enfrentar essa situação e, para o síndico profissional Fabiano Schlichting, o empreendimento deve começar potencializando os recursos já existentes no condomínio:
- revisar o sistema de gerador e nobreaks e avaliar a possiblidade de expansão para atender outras áreas;
- avaliar e aprimorar o funcionamento da portaria hoje;
- treinamento operacional da equipe.
“Falta de luz não é recorrente e nem sempre os porteiros, supervisores de segurança e outros colaboradores sabem como operar numa situação como essa. Um treinamento consegue captar e corrigir a ineficiência operacional do pessoal”, pontua.
Se o condomínio não dispõe de equipamentos do tipo, deve considerar como prioridade e deliberar sobre o investimento em assembleia.
Checklist preventivo do síndico
Confira o checklist do síndico prevenido quando se trata de falta de energia em condomínio e não deixe a peteca cair:
- Manutenção preventiva e testes de sistemas, como:
- grupos geradores;
- nobreaks;
- luz de emergência;
- segurança;
- Priorizar uso de gerador e nobreak para situações de fluxo e segurança do condomínio: elevadores, portões, portaria remota, sistema de segurança e rota de fuga;
- Atendimento de gerador às unidades limitado ao essencial: geladeira, celular, notebooks, equipamentos essenciais de saúde (respirador, por exemplo);
- Documento claro e acessível sobre quais equipamentos estão ligadas ao gerador e ao nobreak;
- Abastecimento dos geradores em dia;
- Temperatura adequada da piscina (desligar no verão ou usar aquecimento solar);
- Plano de contingência para garantir funcionamento de portões;
- Elevadores parametrizados para só acionar um deles;
- Parceria com bons fornecedores e prestadores de serviço (SLA de atendimento);
ENERGIA FOTOVOLTAICA
fonte renovável e alternativa, a partir da utilização de placas de energia solar fotovoltaica, começou a se disseminar em condomínios há alguns anos por trazer redução na conta de luz convencional. Não é um investimento barato, mas há linhas de crédito e bancos que oferecem financiamento para fontes renováveis com prazos de amortização mais longos.
E o retorno do investimento compensa: a depender do tamanho do sistema, pode proporcionar economia de 50% ao ano na conta de luz das áreas comuns. A benfeitoria também precisa passar pelo crivo da assembleia e deve atender normas técnicas.
Outras três informações importantes devem estar no radar do síndico quanto ao uso do gerador:
- Armazenamento de diesel: o condomínio não pode armazenar combustível fora do tanque, pois pode trazer responsabilidade civil para o síndico por conta do volume e de risco trabalhista por periculosidade aos funcionários.
- Uso consciente do gerador: o preço do diesel entregue varia entre R$ 5,00 e R$ 6,50 (depende da localidade), por isso o condomínio deve fazer uso do recurso com parcimônia, principalmente em tempos de crise energética.
“O gerador no condomínio deve ser usado para garantir fluxo de pessoas e operacional. Em tempos de crise, se levar para unidades internas, deixa de alimentar áreas primordiais e de direcionar o recurso para o que realmente precisa”, enfatiza o síndico profissional Fabiano Schlichting.
- Despesa emergencial: se o uso do gerador for prolongado, a despesa com o seu reabastecimento é classificada como emergencial e pode ser subsidiada pelo Fundo de Reserva, caso o condomínio não tenha saldo na Conta Ordinária. Oportunamente, deve haver aprovação de rateio para repor o fundo em assembleia, esclarece o síndico.
Tenha um Plano de Contingência para quando faltar luz:
- Contatos da empresa de manutenção de gerador para ligar em situações e horários diversos;
- Treinamento da equipe;
- Mapeamento de áreas de alagamento e acionamento de equipamentos;
- Fornecedores com perfil de fidelidade para atender em situações críticas (abastecimento, manutenção);
- Contratos revisados com prestadores de serviço garantindo o condomínio na fila prioritária de atendimento;
- Fornecedores e prestadores com logística favorável de atendimento ao condomínio: localização e deslocamento fácil até a região do condomínio;
- Empresas terceirizadas: como funciona o suporte técnico para queda de luz? Em quanto tempo o supervisor chega para dar apoio ao prédio?
- Portaria remota: qual é a redundância do sistema de conexão? Essencial haver: pelo menos 2 linhas fixas de diferentes operadoras;
- outra linha de segurança via rádio;
- nobreak;
- atendimento presencial em situação emergencial para abertura de portões (nobreak tem limitação de horas);
- gerador.
Os moradores também devem se engajar para economizar luz inclusive nas suas casas – a Bandeira Escassez Hídrica impacta a todos.
Fontes consultadas: Fabiano Schlichting (síndico profissional), Carla Raucci (KeepOn), Cristian Malevic (MWM Geradores), Sylvio Levy (síndico profissional).
Entre em contato:
WhatsApp – (11) 99433‑5829
E-MAIL: contato@quantumcomodidade.com.br