Como não errar na contratação de terceirizados para seu condomínio?
10/11/2019Feriado no Condomínio – Cuidados
14/11/2019É fundamental seguir à risca a rotina de checagem de dados da empresa. Alguns documentos devem ser entregues pela empresa mês a mês, já outros, é recomendável que o condomínio solicite esporadicamente ou a cada três meses, por exemplo.
Veja abaixo:
O que pedir todo mês
1.Cópia de folha de pagamento. Assim é possível analisar se a empresa vem pagando tudo corretamente, como adicionais de hora noturna, horas extras, benefícios, etc.
2.Comprovantes, recibos e cópia de guias de pagamento do INSS, FGTS e demais encargos.
Dica: O condomínio só deve pagar as faturas mediante a apresentação dos comprovantes acima. Especifique isso em contrato.
O que pedir esporadicamente:
1.A cada três meses, peça um atestado do INSS e FGTS com a comprovação dos pagamentos trabalhistas dos funcionários.
2.Certidões Negativas de Débitos Municipais, Estaduais e Federais, especialmente as expedidas pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
3.Ficha cadastral e antecedentes criminais, em caso de novos funcionários alocados no condomínio.
Busque, também periodicamente, informações sobre a situação da empresa contratada junto às entidades de classe.
Acompanhamento de rotina:
1.Pergunte aos funcionários se estão sendo pagos corretamente, no dia certo, assim como se seus encargos e direitos estão sendo pagos pontualmente, assim como férias e horas extras também é uma prioridade para quem contrata esse tipo de serviço.
2.Também fique de olho no tempo que os funcionários ficam na empresa. Pergunte sempre se está tudo correto com os materiais de trabalho e com a equipe que dá o direcionamento na execução dos serviços.
3.É importante também questionar a troca muito frequente de funcionários, principalmente na portaria. Se por um lado o condomínio e o colaborador não têm uma relação de subordinação, por outro lado fica muito difícil para a segurança do condomínio se a cada duas semanas é uma pessoa diferente a desempenhar a função.
DICA IMPORTANTE:
Quando o síndico ou a administradora perceberem que começa a haver atrasos e falta de pagamentos, esse é um sinal claro de que a saúde financeira da empresa não vai bem. É o momento de trocar de fornecedor.
(Fonte: conteúdo SíndicoNet e Ricardo Karpat)