Aplicativos para condomínios e seus benefícios
03/05/2024Como proteger seu condomínio contra roubos e golpes
15/05/2024Como o fluxo de movimento nas áreas comuns é muito grande é necessário limpar esses espaços com rigor e cuidado, para garantir que as áreas comuns não estejam insalubres. Para isso é necessário ter noção de quais áreas devem ser priorizadas, da frequência em que devem ser limpas, de quais produtos são mais adequados e da forma que a limpeza deve ser realizada.
Síndicos nem sempre tem a experiência adequada, por isso realizamos essa matéria, pois se você é um síndico de primeira viagem ou apenas quer mais experiência com limpeza, confira!
Quais são os tipos de limpeza realizados em condomínios?
O primeiro passo para uma boa limpeza é entender o que o seu condomínio demanda no momento. Dessa forma, o condomínio evita gastos desnecessários contratando uma equipe de profissionais para realizar uma limpeza simples.
Limpeza geral
Pequenas sujeiras se alastram por todo canto bem frequentemente, por isso é necessário que haja funcionários do condomínio para limpar os elevadores, o hall de entrada, a portaria, os corredores, as garagens e outras áreas comuns diariamente para evitar que a sujeira aumente.
Conservação
O mau cheiro no ambiente pode ser causado pelo acúmulo de pó em móveis e de lixo, além de falta de limpeza do jardim. Por isso é necessário realizar limpezas de conservação. Porém a frequência desse tipo de limpeza varia de acordo com a rotina do condomínio.
Manutenção
A estética do condomínio, tal qual o bom funcionamento do empreendimento depende de que seja feita a limpeza da caixa d’água e da fachada, filtragem das piscinas e dedetização preventiva. Esse tipo de limpeza é chamado de limpeza de manutenção.
Faxina
Pelo menos uma vez ao mês, o condomínio deve passar por uma limpeza mais pesada, de forma que os diversos ambientes, as janelas, as portas, os azulejos, os pisos e vidros sejam limpos.
Limpezas devem ser realizadas por especialistas
Não servirá de nada um checklist e materiais de qualidade se profissionais sem experiência forem contratados para realizar a limpeza. Além disso, para evitar que esses funcionários fiquem sobrecarregados, é essencial observar qual o tamanho do condomínio e quais locais serão limpos.
Para facilitar, existem empresas especializadas em limpezas de grande porte, que são capazes de lidar com os diferentes modelos de limpeza, contando com um quadro de funcionários qualificados e com preços que são realmente acessíveis para condomínios.
Uma opção é contratar um faxineiro fixo, de forma que a limpeza seja feita constantemente. Mas a ideia é que mesmo contando com um faxineiro, o síndico ou a empresa administradora contratem empresas especializadas para realizar a limpeza mais pesada a cada 15 dias.
Organizando a limpeza
Mesmo os menores condomínios ainda são espaços grandes, por isso uma limpeza desorganizada pode levar a gastos de água e materiais de limpeza. Então antes de começar a limpeza organize uma checklist de limpeza, onde deve ser descrito o local onde a limpeza irá começar, em que frequência a limpeza desse local será feita e quais produtos devem ser usados.
Todos os dias deve ser feita uma limpeza geral nas calçadas, no Hall de entrada, na portaria, nos equipamentos e ferramentas usadas pelo porteiro e pelo zelador, nos banheiros comuns, nos elevadores, nos objetos de decoração, na sauna, na academia e nos vestiários. Também todo dia, o lixo deve ser recolhido.
Já quanto às quadras de esportes, as churrasqueiras, o salão de jogos, as caixas de hidrantes e extintores, os móveis das áreas comuns e o playground, podem ser limpos apenas semanalmente. Ainda uma limpeza geral, sempre realizando manutenções necessárias.
Quinzenalmente espelhos, vidros, janelas, portas, pisos de madeira, paredes e a sala de máquinas precisam ser limpos de forma bem rigorosa.
E por fim as garagens, o salão de festas, as janelas externas, as grades do condomínio e escadas de emergência podem ser limpas de mês em mês, também de forma rigorosa.
Além de levar a frequência da limpeza em conta, também considere os horários em que esses locais estão menos movimentados e estabeleça a rotina que os funcionários devem seguir.
Mas o principal ingrediente para que a limpeza dê certo, é que os moradores entendam que manter o condomínio também é uma responsabilidade deles, até mesmo porque essa limpeza é necessária para a segurança e saúde de todos que moram ali. Por isso, o condomínio precisa de regras de limpeza das áreas comuns, campanhas de conscientização sobre limpeza e os gastos dos produtos de limpeza devem ser incluídos nas taxas de condomínio.
Produtos indicados para fazer a limpeza das áreas comuns
Os principais são: água sanitária, lustra móveis, papel higiênico (que deve ser usado sem exageros), álcool em gel, sabão, panos de limpeza, sacolas para o lixo, rodo, vassoura e limpa vidros.
Piscinas, caixas d’água e outros locais que precisam de manutenção demandam produtos específicos para que possam ser limpos e não podem ser esquecidos.
Seguindo essas dicas, não haverá problemas para manter o condomínio limpo e organizado. Afinal, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores depende de um lugar limpo.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu condomínio
(11) 3280.3773
(11) 99433.5829 (WhatsApp)
FONTE: Sindico Net