Entretenimento na sacada – coronavirus
12/05/2020Como manter a saúde mental durante a pandemia
17/05/2020Enel, distribuidora de energia elétrica que opera em quatro estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás), oferece a possibilidade de autoleitura do medidor de energia para clientes residenciais e a pequenos comércios durante a pandemia do coronavírus.
O serviço permite que o próprio consumidor informe à distribuidora com uma foto o consumo exibido no medidor.
“A medida evita que o consumidor tenha que se sujeitar à cobrança de seu consumo mensal pela média dos últimos meses caso não seja possível a leitura presencial devido a redução de funcionários pela distribuidora em tempos de pandemia”, explicou Fernando Capez, secretário especial de Defesa do Consumidor de São Paulo.
A partir de 02 de abril, a ENEL está oferecendo serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço estará disponível durante este período crítico de avanço do Coronavírus e permitirá reduzir o número de leituristas nas ruas, protegendo clientes e colaboradores.
Os clientes que não fizerem a autoleitura terão a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
“Por meio da autoleitura, o cliente poderá informar à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor, informação que será utilizada pela Enel para proceder o faturamento pelo real valor consumido”, explica Márcia Sandra Roque, Diretora de Mercado da Enel Brasil.
1.COMO FUNCIONA A AUTO LEITURA?
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia.
Por exemplo:
- Data da próxima leitura – 15 de abril
- Período para informar os números registrados no medidor à Enel – 13, 14 e 15 de Abril
- Procedimento – O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para um dos canais da distribuidora listados abaixo.
Agência Virtual
Call center (0800 7272 120) – Esta opção não necessita foto, apenas a digitação dos números que constam no medidor.
2.MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO
É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição São Paulo, por meio dos quais também pode optar por receber a fatura por e-mail e segunda via da conta.
“Apesar de ter suspendido neste momento de crise a leitura dos medidores, continuaremos entregando mensalmente a conta de todos os clientes, seja fisicamente, seja por e-mail para aqueles que já são cadastrados para o recebimento digital. Reforçamos ainda para que os clientes façam a adesão à conta por meio digital, contribuindo dessa forma para a redução de pessoas em circulação nas ruas. Cabe reforçar que permanecemos executando todos os serviços essenciais de manutenção da rede e de atendimento emergencial e comercial, assegurando aos consumidores a continuidade das operações da empresa”, diz Márcia
PERGUNTAS FREQUENTES
a)A autoleitura é obrigatória?
Não, os clientes que não fizerem a autoleitura terão a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme disposições da ANEEL, contidas no artigo 111 da Resolução Normativa nº 414/10, em situações de calamidade pública. Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
b)Quem pode fazer a autoleitura?
Clientes responsáveis por unidades consumidoras residenciais e pequenos comerciantes (com exceção de alguns perfis de faturamento, como: tarifa branca e geração distribuída por exemplo). Os demais estabelecimentos serão faturados pela média de consumo dos últimos 12 meses.
c)Como se dá a autoleitura em condomínios?
A recomendação é orientar-se com o seu Condomínio (através de zelador, síndico, manutenção) para a coleta das leituras/fotos.
d)Quando farei a autoleitura?
A autoleitura deverá ser realizada dois dias antes da data prevista ou até as 19hs da própria data, que está informada na conta de energia no campo “Próxima leitura”.
e)Como faço para informar os números da minha leitura?
Basta acessar os nossos canais digitais (app ou agência virtual), escolher as opções: serviços, autoleitura, digitar os números de leitura e enviar a foto do seu medidor ou informar os números através do Call Center (0800 7272 120), no atendimento automático URA.
f)Até quando o serviço estará disponível?
Ainda não existe uma data exata, mas o serviço será mantido enquanto durar o período de pandemia do Coronavírus. Informaremos com antecedência se o serviço for interrompido.
g)Se eu perder a data da autoleitura?
Neste caso a sua conta será faturada pela média de consumo dos últimos 12 meses e a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
h)Como faço para saber se fui faturado pela média?
Na sua conta de energia vem discriminado no campo “Mensagens” a informação de leitura por média.
Faça o download dos nossos canais digitais gratuitamente ou acesse nosso site.
App Enel SP / Agência Virtual
https://www.eneldistribuicaosp.com.br/
(Fonte:ENEL)
Dúvidas? A Quantum pode ajudar!
Entre em contato:
WhatsApp – (11) 99433‑5829
E-MAIL: contato@quantumcomodidade.com.br