Segurança e o modelo do vizinho
31/07/2019Piscina em condomínios
15/08/2019Ao falarmos da importância da manutenção preventiva nas academias do condomínio, nos referirmos ao dia a dia, onde equipamentos das academias são disputados devido à grande demanda de migração dos usuários que até algum tempo atrás utilizavam as academias de rua para se exercitarem. Isso devido a logística, segurança e economia, advindo da crise que abateu nosso país nos últimos anos. A grande maioria desses usuários começaram a utilizar esse ambiente em seu condomínio.
Iniciado pelo pensamento de corte de custos com a mensalidade da academia e, também, evitando sair na rua em horários noturnos, devido a violência. E para atender a todos os públicos de moradores, hoje em dia, existem academias de condomínio que funcionam 24 horas. Enfim, com toda essa mudança esses ambientes antes chamados de sala de ginástica, em muitos condomínios podem ser chamados realmente de academias, pois são academias completas.
Pensando em tudo isso, síndicos de condomínios que tinham um espaço pequeno com poucos aparelhos e sem manutenção preventiva na academia do condomínio, devido muitas vezes a falta de uso dos moradores, vem reformulando tudo isso, investindo em suas academias a pedido dos moradores. Colocando a academia em ambientes maiores para oferecer uma outra estrutura com equipamentos modernos e mais completos.
O equipamento da academia é como qualquer outro aparelho?
A resposta é: Sim! E é justamente devido o fluxo de uso que os componentes sofrem desgastes e alterações normais de uso ou até mesmo mal uso. Para evitar problemas na utilização e conservação do aparelho é altamente recomendado realizar manutenções preventivas periódicas.
Lembrando que a manutenção de prevenção sempre é a opção mais em conta que a manutenção corretiva, onde se corrige o erro, normalmente com a necessidade de troca de peças, o que pode muitas vezes ser evitado com uma simples regulagem ou até mesmo, uma orientação do técnico para com o uso do equipamento.
Por que realizar manutenção preventiva na esteira ergométrica do condomínio?
Uma esteira ergométrica é composta de várias partes que trabalham em conjunto: motor, do inversor de frequência, do painel, da lona, entre outros. De acordo com a intensidade de utilização, estas partes podem apresentar algumas alterações e desgastes. No decorrer do tempo estas alterações podem se acumular, prejudicando a estrutura da esteira, além de danificar o equipamento, isso pode resultar em danos para os usuários. Dessa forma, as manutenções preventivas na academia do condomínio servem para evitar problemas nas esteiras, mantendo seu funcionamento correto e garantindo a segurança dos usuários.
Cuidados diários com os equipamentos faz parte da manutenção preventiva na academia do Condomínio
Antes mesmo de realizar a manutenção preventiva, alguns cuidados diários podem aumentar a vida útil e estética dos equipamentos, como por exemplo o suor e a poeira, que podem danificar os componentes eletrônicos dos equipamentos.
Por isso é recomendado limpar o painel todos os dias após o uso. Lembrando também que servirá não somente para a função, mais também para a estética do equipamento. Quem não gosta de treinar em um ambiente em que os equipamentos estejam funcionando perfeitamente e esteja bonito e limpo?
Para quem não sabe, exceto na região litorânea que existe a tão famosa maresia que diminui em quase a metade do tempo útil de utilização de um equipamento, todos os pontos de ferrugem da estrutura são causados pelo suor que é altamente corrosivo para o equipamento, tão quanto a maresia.
Itens importantes
São itens muito importantes, por exemplo, na esteira: limpeza da lona e dos estribos laterais pois estas áreas acumulam sujeira, suor e oleosidade que podem atingir partes sensíveis da esteira, como o motor e o inversor de frequência. Até mesmo o excesso de lubrificação na lona pode resultar em curto-circuito no inversor de frequência. Não podemos nos esquecer também da higiene da academia, por ser um local de muita rotatividade de pessoas, os aparelhos acumulam diversas bactérias que podem causar desde uma agressão à pele, como uma micose, quanto uma infecção mais grave, explicam alguns médicos.
Uma dica que sempre passamos para nossos clientes é, deixar disponível em um lugar visível um frasco com álcool e pano, para que o próprio usuário passe no equipamento após o uso (método já usado nas academias de rua). Deixando assim a limpeza mais pesada para os prestadores de serviço, que muitas vezes não tem condições da limpeza diária do local, mais essa passada de pano por mais que não pareça, pode ajudar em muito a manutenção do equipamento.
¨Pensamos que quando se trata de condomínio, tudo que tem dentro do local pertence a todos e devem ser preservados também por todos.”
Hora da manutenção preventiva na academia do condomínio: melhor chamar um técnico
Apesar de alguns cuidados simples serem indicados para realização diária na academia, existem alguns procedimentos que exigem certo nível de conhecimento técnico. Por esse motivo é muito importante ter um técnico de confiança para fazer a manutenção preventiva na academia do condomínio. A periodicidade da manutenção preventiva pode variar de acordo com intensidade de uso dos equipamentos e também das condições ambientais, a maioria dos clientes preferem a manutenção preventiva, mais alguns em específico onde o fluxo da academia é muito grande optam pela manutenção quinzenal.
Fatores como a temperatura e a umidade do ambiente podem interferir diretamente no acúmulo de resíduos no interior da esteira, causando problemas relacionados à oxidação, corrosão, curto-circuitos, entre outros. Através de uma análise, o técnico de manutenção poderá avaliar os equipamentos e tomar ações para evitar que tais problemas ocorram.
O que o técnico deve verificar?
O técnico de manutenção irá verificar toda a estrutura dos equipamentos, se atentando para diversos detalhes. O plug de conexão na tomada, por exemplo, não deve possuir nenhum tipo de deformação causada por aquecimento. O equipamento deve estar em uma superfície plana e nivelada, evitando o acúmulo de lubrificação em determinadas áreas, por exemplo no caso da esteira. Os parafusos e porcas devem ser reapertados em caso de afrouxamento. As carenagens e chassis devem ser limpos, retirando todos os resíduos sólidos e líquidos que possam chegar até o conjunto do motor e inversor de frequência, no caso da esteira. Resumindo, mantenha a manutenção básica de limpeza externa dos equipamento e apresentando algum problema não hesite em chamar o técnico.
Nossa empresa em particular oferece aos condomínios a preventiva mensal, onde conseguimos acompanhar o andamento da utilização, se programando para trocas antes mesmo do equipamento parar, exceto em casos de fatores externos.
Daniele da Rocha, proprietária da Matsuda Assistência Fitness.