Assédio e importunação sexual em condomínios
04/12/2024O verão está chegando e com ela chega a época de voltar a usar aquela piscina que ficou parada durante todos os outros meses do ano. Esse movimento é normal para todos os donos de piscina e sempre que chega esse momento vem a mesma dor de cabeça: como vou limpar toda essa sujeira?
A água, os azulejos, o piso nas bordas, tudo acumulou sujeira ao longo do ano e é impossível desfrutar da piscina sem realizar a limpeza antes, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas sequer sabem por onde começar ou que equipamentos são necessários.
Você sempre pode contratar alguém para fazer a limpeza para você, mas se você quer economizar ou é daqueles que gostam de colocar a mão na massa dentro de casa, é possível tranquilamente fazer a limpeza da piscina por conta própria.
Se esse é o seu caso, você tirou a sorte grande com esse post! Separamos as etapas indispensáveis para quem quer realizar uma limpeza completa da piscina para aproveitar a chegada do verão. Confira a seguir!
Aplicação de cloro e outros produtos químicos
A conservação da água em relação à infestação e limpeza varia de acordo com a quantidade de uso, temperatura e filtração.
Assim, a frequência do uso e a quantidade de cloro é variável, sendo que o PH ideal da água deve estar entre 7,4 e 7,6, preferencialmente. A alcalinidade deve variar entre 80 e 120 ppm e a dureza cálcica de 200 e 400 ppm.
Busque sinais de infiltração e vazamentos
Como ocorre com outras estruturas, ao longo de sua vida útil as piscinas dão sinais de que precisam de reparos. Devem despertar preocupação o aparecimento de bolhas e fissuras no revestimento e sinais de infiltração (umidade excessiva, mofo) no entorno da piscina, como em deck e muros.
Merecem intervenção urgente as piscinas que apresentam nível da água constantemente abaixo do normal. Reservatórios que perdem três milímetros ou mais de água por dia provavelmente têm algum tipo de vazamento.
Nesse caso, antes de começar a usar a piscina no verão certifique-se que nenhum dano foi causado durante esse tempo que ela permaneceu sem uso, isso garante a segurança dos moradores da casa, principalmente se existirem crianças pequenas.
Manutenção do filtro
O filtro ligado representa 50% do tratamento da água da piscina, movimentando a água, trocando o oxigênio e, com isso, evitando a proliferação de algas. O ideal é que seja ligado durante seis horas por dia, no verão. No inverno, o mesmo período pode ser mantido, mas pode-se ligar apenas a cada dois dias.
Para uma piscina ainda mais saudável, a filtragem deverá ser feita diariamente. Este procedimento ajuda a remover resíduos e limpa até 50% da água da piscina. A duração da filtragem varia de acordo comas instruções do fabricante do filtro, mas o tempo estimado fica entre 4 e 8 horas.
Vale lembrar ainda que, nos dias em que ações de tratamento forem realizadas, como controle do pH e cloração, a filtragem deve ser feita imediatamente após a aplicação dos produtos, para melhorar o processo de limpeza e não prejudicar a saúde dos usuários.
Faça a limpeza dos fundos e paredes
É importante fazer a limpeza dos fundos e das paredes da piscina, não importa o material que seja feito. Limpe utilizando máquina manual ou um robô automático, mas não deixe de fazer.
Além de deixar a piscina visualmente mais agradável, garante que não existem microrganismos nocivos à saúde dos moradores.
Priorize itens de segurança
Durante a inspeção de piscinas, não se pode deixar de verificar componentes que têm relação estreita com a segurança. É o caso do piso antiderrapante (no deck e no fundo das piscinas), fundamental para evitar escorregamentos e quedas. Também vale verificar o estado das bordas das piscinas e dos degraus.
Outros itens que merecem atenção são:
- Barreiras de isolamento de acesso à piscina, como, grades, muretas ou cercas com portões;
- Grelhas do ralo anti-aprisionamento;
- Botão de emergência (dispositivo que quando acionado desliga a circulação e sucção da água);
- Placas de indicação de profundidade da piscina.
Não esvazie a piscina
Não é recomendável esvaziar a piscina, mesmo em casos de extrema sujeira. Quando isso acontecer, chame um técnico, pois além de ter um alto custo e desperdício de água, essa atitude pode danificar a estrutura da piscina. Ou seja, causar rachaduras, trincas e etc.
Assim, vale a pena manter a limpeza semanalmente. Com isso você irá economizar em técnicos e em atividades mais pesadas de manutenção.
Pronto, se você seguir esses passos terá um piscina limpa e perfeita para ser aproveitada quando aquele calorzão chegar com tudo.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus vizinhos e ajude a transformar seu condomínio em um lugar ainda mais saudável para todos!
Fonte: Amoedo Piscinas