Locações de curta temporada no condomínio
01/12/2021Condômino antissocial está proibido de circular nas áreas comuns
17/12/2021Presente em nossas vidas há quase um ano e meio, uma pandemia mudou a forma como encaramos uma série de questões pessoais e profissionais. Os dias de distanciamento social, mudança de hábitos de higiene e uso de máscaras faciais, trouxeram também muitas transformações para o ambiente condominial, e algumas provavelmente farão parte de nosso cotidiano, mesmo após o fim desse período complicado.
Falaremos sobre 3 lições da pandemia que veio para ficar na administração condominial.
1- Reuniões e Assembléias Virtuais
A necessidade do distanciamento social – medida adotada para controlar a propagação da Covid-19 – potencializou e acelerou a adoção das reuniões virtuais nos condomínios.
Este formato, além de trazer mais segurança, também acabou contribuindo para o aumento da participação dos moradores nas reuniões. De acordo com o SíndicoNet, a média de participantes em assembleias presenciais é de 15%, enquanto em uma assembleia virtual, o engajamento pode chegar a até 80%. Isso acontece porque as ferramentas utilizadas proporcionam mais conforto e praticidade aos condôminos.
O problema da opção “virtual”, especialmente para as assembleias, que são atos formais e fundamentais para a gestão legal dos condomínios, se relaciona à falta de legislação específica que valide ou disciplina sua (a lei n ° 14.010 / 20 teve vigência até outubro de 2020).
Recentemente, o Senado aprovou um PL 5.546 / 2020 – medida que autorizaria a realização das assembleias por meios eletrônicos de forma permanente. O projeto segue para avaliação na Câmara dos Deputados e, em caso de aprovação, logo em seguida, vai à sanção do Presidente da República.
Uma vez superada a questão legal, uma assembleia virtual certamente será uma opção para o condomínio, que poderá escolher o formato que melhor lhe convier.
2- Gestão da Limpeza
Essencial para evitar a propagação do vírus e minimizar o risco, uma gestão da limpeza é um dos pontos que sempre fez a diferença no condomínio.
A pandemia, além de reforçar a necessidade e a importância desses serviços, trouxe aprendizados que devem ser incluídos no pós-pandemia. O coronavírus não é a única ameaça ao bem-estar e à saúde dos moradores, existem diversas doenças infecciosas que podem ser evitadas com as rotinas de higiene, limpeza e boa conservação dos equipamentos e áreas comuns.
Por isso, vale destacar que os procedimentos devem ser incluídos com clareza para que sejam cumpridos com disciplina.
3- Comunicação
Se antes a comunicação já era essencial, como hipóteses geradas pela pandemia – como restrições e flexibilizações anunciadas a todo tempo, de acordo com a avaliação do agravamento ou não dos casos, somente reforçaram esta questão.
Aspectos como clareza, objetividade, abrangência e velocidade das informações e comunicação em si, são fundamentais para que o síndico consiga conduzir a gestão do condomínio com eficiência e segurança.
Procure meios para estabelecer uma comunicação direta, transparente e respeitosa com a comunidade condominial.
E para você, síndico (a), qual foi a maior lição da pandemia?
Fonte: Anauate – Condomínio, locação e vendas / Blog & Revista Eletrônica
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