Golpes em condomínio: preparo dos porteiros é fundamental para evitar o problema
14/09/2020Prevenção do suicídio em condomínios
18/09/2020Dicas práticas para mudar a cultura do prédio e ajudar todo mundo a separar os materiais corretamente
Não basta instalar contêineres de reciclagem e espalhar folhetos. Para que os moradores do prédio se empolguem com a separação de materiais, é preciso colocar a mão na massa. “As pessoas já estão convencidas da importância de reciclar. A questão é ensinar como fazer isso”, aponta Alexandre Braz, fundador e diretor comercial do Instituto Muda, especializado em implantar a coleta seletiva em condomínios como o da Laura Nogueira, que é síndica do Condomínio Humanari, em São Paulo. Os dois compartilharam suas experiências para dar cinco dicas de soluções simples para mudar a cultura do prédio e engajar os moradores na reciclagem – descubra, a seguir, quais são elas.
-
Combine o jogo
Os moradores em geral aderem melhor a ideias que eles compreendem bem. Por isso, o primeiro passo é debater em uma reunião ou na assembleia como o sistema será implantado, qual será o cronograma e quanto isso vai custar ao prédio – assim como qual será o destino dado aos materiais. Assim todo mundo tem a chance de esclarecer dúvidas, de entender os benefícios e de entrar no clima de colaborar para que o processo funcione.
-
Bata na porta
Conversas individuais são decisivas para engajar os moradores na reciclagem. No prédio da Laura, a equipe que ensinou os moradores a separar o lixo reciclável bateu na porta de todo mundo para explicar, em 15 minutos, o que cada um devia fazer. “Conversamos com moradores, diaristas, babás. O segredo para dar certo é ir pessoalmente e ser firme para não deixar ninguém ‘escapar’”, conta ela.
-
Faça uma cartilha
Esse tipo de material vira referência para os moradores terem acesso a mais informações sobre a importância de reciclar e é uma boa fonte de consulta para quem tiver dúvidas como em qual contêiner descartar cada tipo de material. “Mandamos a cartilha por e-mail para as pessoas poderem esclarecer dúvidas no dia a dia”, afirma Laura.
-
Mostre o rejeito
Muita gente só pega na prática o que pode ou não pode ser separado para reciclagem. Uma saída efetiva para as pessoas memorizarem melhor e não descartarem errado é mostrar os objetos não recicláveis em um cantinho bem visível na área comum. Em seu condomínio, Laura arranjou um espaço na bancada do hall principal para exibir os rejeitos mais comuns (limpos, claro).
-
Compartilhe resultados
Para o pessoal do prédio não perder o ímpeto de continuar separando o material para reciclagem, a dica é compartilhar, todo mês, os resultados desse trabalho. Em uma comunicação simples e objetiva, que pode ser afixada nas áreas comuns e no elevador ou enviada por e-mail, mostre aos moradores quanto vocês estão conseguindo reciclar, a economia com sacos de lixo e o impacto social causado ao favorecer as cooperativas de reciclagem. “Com essas comunicações, conseguimos reduzir a média de rejeitos de 30% para 10% nos prédios”, afirma Braz.
Fonte: Separe.Nao pare.
Entre em contato:
WhatsApp – (11) 99433‑5829
E-MAIL: contato@quantumcomodidade.com.br