Condomínios intensificam limpeza para evitar contaminação por Coronavírus
26/04/2020Violência doméstica no condomínio em tempos de COVID-19
08/05/2020Medidas de reclusão e isolamento social foram adotadas para minimizar a transmissão do coronavírus e, assim, o funcionamento dos condomínios adquiriu papel fundamental na vida das pessoas.
Para que os condomínios continuem funcionando regularmente com os serviços necessários para os condôminos neste momento de exceção, é necessário manter regras e cuidados com nossos porteiros.
Já que com os serviços de portaria e triagem deficitários, o condomínio pode colapsar. Para isso, listamos ações que visam evitar a
contaminação da guarita com coronavírus e consequentemente dos porteiros do condomínio.
AS PORTARIAS DEVEM SEMPRE TER:
ÁLCOOL GEL
– Para os funcionários da portaria;
– Do lado externo próximo aos sistemas de biometria ou de teclados para acesso de moradores e visitantes.
HIGIENE DAS MÃOS
– Sabão, sabonetes e toalhas de papel;
– Não recomendável: Usar toalhas de pano no banheiro da guarita, para uso comum, pois são vetores de transmissão de coronavírus entre porteiros.
RECOMENDAÇÕES PARA OS PORTEIROS
NÃO UTILIZAR A MESMA ROUPA DURANTE MAIS DE UM DIA: Caso o condomínio não tenha feito a reposição das roupas profissionais e alguns estejam sem as trocas de roupas necessárias, liberar excepcionalmente o uso de roupas próprias. Melhor estar com as roupas limpas do que uniformizado.
NÃO ATENDER CONDÔMINOS PELAS JANELAS DAS GUARITAS, PELA PORTA OU DO LADO DE FORA: Somente atenda pelo interfone, pelo intercomunicador ou, caso não tenha estes recursos, manter contato com a janela fechada ou pequena fresta que permita ouvir e conversar.
EXCLUIR IMEDIATAMENTE O USO DE GRAVATAS: As gravatas podem ser potenciais condutoras de vírus.
ENTREGAS DE MATERIAIS PARA A PORTARIA – Gavetão: Tente ao máximo utilizar o gavetão. Ele é um dispositivo que permite evitar o contato pessoal e a transmissão de vírus; Porta: Solicitar que as pessoas (condôminos e entregadores) deixem o objeto ou documento em frente da porta da guarita e, após, recuar 2m de distância . Assim, você consegue retirar o material com mais segurança. Evite conversar com a pessoa ou entregador diretamente, feche a porta e, se necessário, converse pelos canais seguros.
CUIDADOS COM TRIAGEM DE MATERIAIS E PESSOAS
Após retirar materiais, lavar as mãos imediatamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou aplicar álcool gel;
Solicitar que o prestador de serviço ou visitante, conforme regulamento de triagem do condomínio, encoste o RG ou CNH (habilitação de motorista) no vidro da guarita de forma que possa verificar e anotar os dados ou tirar uma foto.
Não sendo possível, peça que coloque os documentos nos locais adequados, sempre com o lado dos dados (nome, número do rg, cpf) para cima. Evite manipular os documentos pessoais com as mãos, a não ser que seja extremamente necessário. Lembre-se sempre de lavar as mãos ou usar álcool gel após o contato com objetos de terceiros.
LIMPEZA DA GUARITA
Uma vez ao dia: piso da guarita e do banheiro deve ser limpo pelo menos uma vez ao dia com pano e solução de água sanitária ou com produtos que contenham hipoclorito de sódio. Abolir imediatamente qualquer tipo de tapete na entrada da guarita e dentro do banheiro
8 vezes ao dia: teclados, mouses, bancada, trincos e maçanetas dos vidros e portas, bordas do gavetão e devem ser limpos e desinfetados pelo menos 8 vezes ao dia, sendo uma delas obrigatoriamente nas trocas de turno.
Troca de turnos: as bacias dos banheiros, pias, torneiras, dispensers e lixeiras devem ser limpos antes da entrega do posto ao próximo porteiro. Recomendável que o próprio porteiro faça a higienização antes de entregar o posto, utilizando produtos com hipoclorito de sódio. (Fonte:Graiche locações)
Saiba que os serviços de portaria, limpeza e segurança são considerados essenciais!
Realizamos reposição de funcionários: férias, ausências e afastamentos.
Trabalhamos com serviços de Terceirização: Portaria, Limpeza, Serviços Gerais e Assessoria de Gestão e Segurança.
Dúvidas? A Quantum pode ajudar!
Entre em contato:
WhatsApp – (11) 99433‑5829
E-MAIL: contato@quantumcomodidade.com.br
Fonte: Sindiconet