Guia para Condomínios com tira-dúvidas sobre Coronavírus
07/04/2020Coronavírus x Saúde financeira dos condomínios
12/04/2020O desafio atual, em meio a pandemia, é descobrir como melhorar a convivência nos condomínios.
A pandemia trouxe à tona a necessidade de estimular a criar um senso real de comunidade nos condomínios. Veja algumas ideias para colocar em prática:
1.Correntes de positividade
O distanciamento social, por exemplo, pode gerar ansiedade ou estresse para muitos. Por isso, você pode criar de uma corrente de positividade, com mensagens e atividades que podem ser realizadas em casa e individualmente para ajudar os moradores a superar momentos de insegurança devido à crise.
2. Atividades indoor
Recomende, ou disponibilize com seus próprios recursos, práticas que podem ser desenvolvidas nas unidades – mesmo em confinamento. Videoaulas ensinando exercícios físicos, yoga, dança, pintura e demais hobbies são opções.
Também, pode-se criar a alternativas para entreter as crianças, que tendem a ficar inquietas com a impossibilidade de sair de casa – e dependendo da idade podem não compreender a situação. Sugira brincadeiras, filmes e conteúdos educativos para entreter os jovens.
3.Estimule a ajuda comunitária
Evidencie a necessidade de auxílio solidário para pessoas que não correm maior risco ao sair de casa: como idosos e doentes crônicos. Fazer compras, buscar correspondência, ajudar com reparos na casa ou simplesmente conversar por telefone são ações simples, mas que fazem muita diferença.
Uma ação criativa é a criação de mini-dispensas comunitárias. Ao redor do mundo, há uma prática chamada Little Free Libraries (ou pequenas bibliotecas livres) que são caixas de madeira instaladas em bairros, onde vizinhos depositam livros usados para uso coletivo.
Durante a quarentena de 2020, esses espaços foram transformados em pequenas dispensas, com comida e utensílios de higiene para caso estivessem em falta na casa de alguém – para evitar viagens aos supermercados que além de lotados, enfrentavam dificuldade na reposição de estoque. As caixas são abastecidas pelos próprios vizinhos, que consumem somente o necessário.
4.Promova ações interativas
Conecte os condôminos com base nos seus interesses. Podem existir pessoas que nunca interagiram, mas com gostos semelhantes dentro do próprio condomínio. Você pode oferecer um canal para aproximá-las a partir dos seus estilos de vida e hobbies.
Semelhante à salva de palmas em homenagem aos agentes de saúde, que aconteceu em diversas vizinhanças pelo mundo, você também pode promover ações nas quais vizinhos interajam de suas varandas e janelas. Na Itália, por exemplo, músicos têm compartilhado seus talentos mesmo em quarentena.
5.Orientar sobre questões legais
Momentos de crise exigem o pleno conhecimento dos seus direitos, tanto como pessoa física, quanto como pessoa jurídica. Em estado de calamidade pública, como o declarado pelo governo brasileiro em decorrência da pandemia de COVID-19, também são passadas muitas Medidas Provisórias para conter os danos na sociedade e na economia.
Fornecimento de créditos, renda básica para trabalhadores informais, adiantamento de parcelas do INSS para aposentados… muitas dessas alterações foram colocadas em vigor, mas com o público ainda confuso sobre suas obrigações. Um papel importante que a administradora pode ter nesse momento é oferecer comunicados de orientação sobre os assuntos.
Não se atenha somente às leis voltadas às pessoas físicas. Possivelmente, também há empreendedores morando nos condomínios que você administra, por isso também compartilhe informações sobre medidas do governo para assegurar a sobrevivência de pequenas e médias empresas.
6.Trazer soluções para os problemas enfrentados
Durante os períodos de crise, síndicos e condôminos enfrentam problemas regulares, inclusive entre eles mesmos. Relacionamento e convívio são constantes que nem sempre o papel de mediador resolve, portanto a administradora também deve trazer soluções práticas para as dificuldades desses indivíduos.
Um exemplo exposto nas limitações impostas pela pandemia de COVID-19 foi a necessidade de evitar aglomerações de pessoas, o que impediu a realização das Assembleias Gerais Ordinárias em muitos condomínios. Com isso, muitas eleições de síndicos não foram realizadas, resultando em problemas como bancos bloqueando acessos às contas dos condomínios.
Em momentos como esse a administradora deve se fazer presente, trazendo soluções tecnológicas que resolvam esse gargalo. Uma alternativa viável para o problema descrito são as assembleias virtuais, que, ao viabilizar o voto remoto, também resolvem um problema de longa data desses eventos: o engajamento dos moradores.
Ou seja, momentos de crise são propícios para a adoção de novas tecnologias. Com elas, viabiliza-se novas maneiras de lidar com situações corriqueiras, evitando discussões alongadas nos condomínios.
Outro exemplo viável para os empreendimentos é a utilização de aplicativos. Os programas de celular já estão naturalizados na rotina de grande parte dos brasileiros e, se utilizados da maneira correta, resolvem muitos atritos na comunicação do condomínio.
O WhatsApp, por exemplo, pode tanto ajudar, quanto atrapalhar na comunicação. Nestes casos recomenda-se a utilização de ferramentas específicas, desenvolvidas para resolver esses problemas.
Sugerimos a ferramenta Organize Meu Condomínio que atua em 3 frentes: Comunicação, Segurança e Gestão. Você terá:
- Mais tranquilidade na gestão.
- Mais segurança para o condomínio.
Mais agilidade na comunicação com os moradores.moradores podem mandar mensagens diretamente ao porteiro, síndico ou zeladores, acessar 2ª via de boleto e demais documentos disponibilizados pela gestão do condomínio, e até votar nas pautas das assembleias.
Fale com a Quantum! Teremos prazer em ajudar!
7.Ser transparente nas informações
Por fim, a ação direta que vai demonstrar sua preocupação com o bem-estar dos condôminos será a transparência. Em meio a diversas preocupações e crises econômicas, muitos ficam receosos sobre a possibilidade do aumento de suas dívidas recorrentes, como o valor taxa condominial e os aluguéis.
Seja transparente sobre os gastos e prestações de contas. Também, deixe claro que todas as decisões são tomadas para fazer com que a vida deles fique o mais confortável possível, mesmo em meio às adversidades.
(Fonte: Felipe Haguehara)
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